Famílias Tóxicas: Tudo Que Não Te Contaram

No momento, você está visualizando Famílias Tóxicas: Tudo Que Não Te Contaram

Famílias Tóxicas: Tudo Que Não Te Contaram

Famílias Tóxicas, você com certeza já ouviu alguém dizer que a família de um amigo, primo, ou até mesmo do seu parceiro (a) é uma família tóxica.

Mas o que exatamente isso quer dizer? O que são famílias tóxicas?

Primeiro vamos entender melhor qual é o conceito de toxicidade.

Uma coisa tóxica é aquela que tem a capacidade de produzir um efeito nocivo quando entra em interação com um organismo, ou seja, algo é tóxico quando de alguma forma nos faz sentir mal, abala de maneira muito negativa nossas emoções e a maneira que lidamos com a vida.

Família Tóxica Psicologia

Se partirmos desse conceito de toxicidade já podemos concluir de cara que uma família tóxica é aquela que nos afeta de maneira muito negativa, e então voltamos para nossa pergunta inicial, mas o que isso quer dizer, como isso funciona?

Calma, que já te explico!

Nós crescemos ouvindo dos nossos pais e familiares, coisas como: “Ninguém vai te amar mais que seus pais”, “Tudo o que fazemos é para o seu bem”, “Nós sabemos o que é melhor para você”.

Sendo assim culturalmente fomos conduzidos a acreditar que nossos pais e nossa família jamais poderia nos causar algum mal, e que tudo que eu passo dentro da minha relação com eles é para o meu bem, é por amor.

Essa é uma crença errônea, não é porque alguém da sua família que essa pessoa não pode te fazer mal.

É importante saber que o amor da família pode não ser saudável, e é preciso questionar essa relação, a família não tem que ser boa só por ser a sua família.

Família Tóxica Como Identificar

A família pode ser tóxica de diferentes maneiras e em diferentes situações. Mas quais são elas?

  • Pais superprotetores podem se tornar tóxicos, pois a superproteção pode desenvolver indivíduos emocionalmente dependentes e inseguros, com poucos recursos para lidarem sozinhos com as coisas frente a vida. Essa criança que foi super protegida poderá ser um adulto muito frágil que vai viver uma luta muito grande para lidar com a própria vida sozinho.
  • Pais do “tudo pode sim”, também podem se tornar pais tóxicos, pois eles ensinam as crianças que na vida não há frustrações, que tudo o que quiserem poderão conseguir, estes crescerão adultos incapazes de lidar com o não e com a frustração, poderão se tornar adultos emocionalmente desregulados, que quando expostos a uma situação desagradável e frustrante terão reações exageradas, sem controle, pois foram ensinados que tudo podiam.
  • Problemas na comunicação, pais e familiares que são agressivos ao se comunicar ou até mesmo aqueles que não se comunicam podem ser tóxicos, pois criam um ambiente extremamente individualista em casa, são apenas pessoas que moram no mesmo lugar, mas carecem de envolvimento afetivo.
  • Manipulação emocional, esta é muito mais comum do que se pensa, ela ocorre quando os pais ou um membro da família usa de chantagem emocional para conseguir algo como atenção por exemplo, ele faz você se sentir culpado ou coagido para ter que dar aquilo que ele requisita de você.
  • Troca de papéis, ocorre quando temos pais que são mais imaturos que seus filhos, fazendo com que eles tomem para si papéis e responsabilidades que não lhes pertencem. É muito comum vermos isso em famílias onde um dos filhos acaba atuando como pai/mãe de um dos seus irmãos, tendo que cuidar de suprir suas necessidades básicas emocionais e físicas, bem como filhos que tem cuidar de seus pais, aqueles casos onde os pais se excedem aos finais de semana e acaba ficando para os filhos o papel de dar banho, remédio e no outro dia cuidar da alimentação no momento pós ressaca.
  • Pais também podem ser tóxicos quando projetam em seus filhos suas inseguranças e desejos, este pode ser visto naqueles casos típicos do pai que diz aos filhos como devem viver sua vida, quais desejos devem ter, que este caminho que o filho escolheu não é o correto, pois ele fez de outra maneira então o filho também deveria, isso causa nos filhos um sentimento de incapacidade e de prisão, é como se fosse ruim e proibido ser quem se é, já que seu pais dizem que a vida deveria ser vivida de outra maneira.

A família tóxica pode ser vista em vários lugares, pode ser aquela que se reúne para o churrasco de domingo e estão todos “felizes”, unidos, todos se amam, se querem bem, mas quando o churrasco acaba as máscaras também são retiradas.

Elas podem te fazer sentir culpado quase o tempo todo, por querer ir almoçar sozinho, por não ajudar a fazer aquela compra na internet quando você teve um dia cheio.

Até quando precisa estudar para a prova que tem na manhã seguinte, ou por sair com seu parceiro (a) ao invés de ir tomar o café da tarde com eles, eles tendem a não respeitar suas necessidades e sua individualidade.

A Família Tóxica tem comportamentos que te faz se sentir como se você fosse um reprodutor das necessidades deles.

Se você chegou até aqui e se identificou com muitas das coisas descritas acima, talvez você viva em um lar com uma família tóxica.

Mas saiba que é possível sair disso, o primeiro passo é tomarmos consciência de que vivemos isto e depois encontrar estratégias para não tomarmos para nós aquilo que não nos pertence.

Às vezes é preciso romper alguns vínculos para que possamos nos manter mental e emocionalmente saudáveis.

Família Tóxica O Que Fazer

Não é porque você divide os lações sanguíneos e o mesmo DNA que você precisa se manter na convivência de uma família tóxica.

O conceito de que família são pessoas com algum grau de parentesco é cultural, família é um grupo de pessoas com quem você se sente bem, acolhido, seguro, com quem você possui vínculos afetivos, laços e propósitos que não ferem seu modo de existir.

Deixe um comentário