A Ansiedade No Vestibular

Você está visualizando atualmente A Ansiedade No Vestibular

A ansiedade no vestibular

Ansiedade no vestibular tem se tornado cada vez mais comum nos estudantes se preparando para prestar os exames de admissão na faculdade.

Veja nesse artigo os efeitos da ansiedade, os motivos dela aparecer nesse momento da vida e o que fazer para lidar com ela.

Ansiedade o que é?

Ao falarmos de ansiedade primeiramente precisamos entender o que este termo significa.

A ansiedade é o medo de algo desconhecido, de algo que ainda está por vir.

O medo é provocado por estímulos ou situações definidas enquanto a ansiedade tem causas mais difíceis de se especificar.

Não só o medo está relacionado aos estados subjetivos da ansiedade, como também a angústia.

A ansiedade geralmente surge através da angústia e da insegurança, na tentativa de controlar as situações das quais não conhecemos.

 

Jovem Ansioso no Vestibular

Ansiedade Pré Vestibular

Nas escolas brasileiras os últimos anos do ensino fundamental e os três anos do vestibular são voltados para a preparação do vestibular, a escolha de uma carreira e o ingresso numa universidade.

É muito comum nesse momento vermos adolescentes desesperados, cheios de conflitos e angústias, pois são depositadas neles uma cobrança pela escolha de um curso e da aprovação no tão temido vestibular.

A fase da adolescência que o jovem se encontra no momento de prestar vestibular pode ser considerada um limbo, um estágio de suspensão pois ele não é nem criança, mas também ainda não é adulto, e então ainda não tem maturidade nem autoconhecimento suficiente para carregar o peso da pressão que vem dos professores, dos pais, família, amigos e da sociedade como um todo.

É um momento gerador de muita angústia, muitos sentimentos conflitantes, medo e ansiedade, pois a sociedade não espera o tempo de cada um, ela pré-determina um tempo para padrão para todos nós, excluindo a individualidade, as fragilidades e potencialidades específicas de cada jovem.

 

Ansiedade no Vestibular

Mas porque eu sinto tanta ansiedade nesse momento decisivo da minha vida?

Assim como os motivos já citados acima, existe além da exigência da sociedade a nossa própria exigência conosco, então o quanto eu me cobro de ser aprovado, o quanto eu dou meu valor através da reprovação ou aprovação no vestibular são combustíveis geradores de ansiedade.

Se eu coloco meu valor na aprovação e eu sou reprovado, automaticamente meu valor de mim mesmo será atrelado ao fracasso e vou começar a me sentir envergonhado, com medo de que as pessoas pensem o mesmo a meu respeito, e meu nível de exigência e cobrança pela aprovação passam a serem maiores e isso vai me gerando cada vez mais insegurança e mais angústia.

A cobrança da nossa família também é um fator fundamental, pois geralmente a família representa as pessoas por quem temos mais estima, então pensar na possibilidade de não atingir a expectativa deles, de decepcioná-los nos gera sofrimento, angústia e ansiedade.

 

Preparação Para o Vestibular

A própria preparação para a prova do vestibular também é geradora de angústia e ansiedade.

Dependendo do tipo de aluno que estamos sendo neste momento a angústia pode ser maior ou menor:

Se eu sou o tipo de aluno que aproveita as oportunidades de estudo, mantenho uma rotina equilibrada de estudos com certeza mesmo com o medo e a incerteza da aprovação me sentirei mais preparado e mais seguro para realização dela.

Por outro lado, se sou o tipo de aluno que não possui uma rotina de estudos equilibrada, que que gosta de ficar estudando as vésperas, de última hora, no momento mais próximo ao vestibular vou começar a sentir desespero, medo e uma tremenda angústia frente a possibilidade da reprovação, meu sentimento de segurança ficará muito abalado, pois terei consciência que não me preparei de maneira adequada e que talvez meus concorrentes o tenham feito e então meu nível de angústia e ansiedade vão só aumentar, e por consequência meu desempenho final na prova também será prejudicado.

 

Pessoa ansiosa se sentindo mal

 

O que posso fazer para diminuir meu nível de ansiedade no momento do vestibular?

Uma técnica que pode aliviar muito a ansiedade no momento da prova é a técnica de respiração diafragmática, mas como ela funciona?

É bem simples, sente-se numa posição confortável, e inspira o ar como se tivesse sugado o ar de dentro de um balão, você vai sentir seu abdômen retrair nesse momento, expire o ar como se estivesse enchendo um balão e você vai sentir seu abdômen inchar.

Essa técnica pode ser feita em qualquer lugar e em qualquer situação inclusive dentro da sala de prova.

Você também pode carregar uma garrafinha de água com água bem gelada e no momento que sentir que está mais preocupado, angustiado, inseguro você coloca a garrafa nas bochechas por alguns segundos e também na nuca, isso faz com o fluxo sanguíneo diminua, a aceleração cardíaca também fica menos acelerada e a ansiedade por consequência também diminui.

E lembre-se que seu valor e sua vida não serão definidos através de uma aprovação no vestibular.

O vestibular é apenas uma etapa na caminhada da nossa vida.

Se você não for aprovado agora o que de pior acontece?

Não entra em uma universidade neste semestre, tem mais tempo para se preparar, para fortalecer sua autoestima, desenvolver seu autoconhecimento, e estar mais seguro, maduro e preparado para iniciar esta nova etapa.

Deixe um comentário